27 de abril de 2012

Freud além da alma

Texto introdutório do filme: “Freud além da alma”: “Desde a Antiguidade, houve três grandes mudanças na ideia do homem sobre si mesmo. Três grandes golpes afetaram nossa vaidade (ego).
1) Antes de Copérnico, acreditávamos ser o centro do Universo, que todos os corpos celestes giravam ao nosso redor, mas o grande astrônomo derrubou este conceito, e fomos forçados a admitir que nosso planeta é apenas um dentre os muitos que giram ao redor do sol, e que há outros sistemas além do nosso e incontáveis mundos.
2) Antes de Charles Darwin, o homem acreditava ser uma espécie única, completamente separada do Reino Animal. Mas o grande biólogo nos fez ver que o nosso organismo físico – por mais que pareça complexo, devo acrescentar – é o produto de um vasto processo evolutivo cujas leis em nada diferem daquelas dos animais.
3) Antes de Sigmund Freud, o homem acreditava que o que dizia e fazia era um produto de sua vontade consciente. Mas o grande psicólogo demonstrou a existência de outra parte de nossa mente que funciona no mais obscuro segredo e que pode até comandar nossas vidas. Esta é a história da entrada de Freud numa região tão escura quanto o próprio inferno, o inconsciente humano e de como ele o iluminou.”

Nenhum comentário: